Materiais cimentícios ecoeficientes

Os materiais cimentícios consomem 1/3 dos recursos naturais e emitem entre 5-8% do CO2 antropogenico global . O atendimento da demanda de um ambiente construído maior e melhor pela população pobre dos países em desenvolvimento ira requer um volume crescente de materiais cimentícios. Business-as-usual esta maior demanda implicará em um aumento da geração de CO2, tornando a contribuição da indústria de cimento para a mudança climática inaceitável.

A equipe o LME desenvolve um conjunto de tecnologias que permitiram um aumento da eficiência no uso dos materiais cimentícios, medida através da intensidade de ligantes (IL) definida como consumo de ligante (kg.m-3 ) para 1MPa de resistência a compressão aos 28 dias, a ser obtida pela substituição dos ligantes por filers, redução do consumo de pasta de cimento pelo empacotamento dos agregados. A tecnologia é uma combinação de dispersão dos finos, com empacotamento das partículas de forma a permitir atingir a mobilidade com baixa demanda de água.

Resultados

Benchmark de intensidade de ligante e CO2 envolvendo dados de 29 países

Tecnologia que permite uma redução de até 2/3 do teor de ligante em escala de laboratório. Viabiliza a produção de concretos de 50 MPa, abatimento de 18cm com apenas 120 kg.m-3 de ligantes (2,5 kg.m-3.MPa-1  ) e apenas 100L de água.  O grupo de trabalho da UN Environment estima que esta tecnologia poderá propiciar uma redução de cerca de 1Gt de CO2 a cada ano por volta de 200.