EMBRAPII (MCE)

Unidade EMBRAPII Poli USP – Materiais para Construção Ecoeficiente

A UE Poli USP – MCE, estabelecida pelo Termo de Cooperação nº 09/2016 (EMBRAPII, USP e FDTE), tem por objetivo contribuir para a Construção Eficiente por meio do desenvolvimento de produtos e/ou processos inovadores para a Indústria da Construção Civil e Infraestrutura, buscando integrar o conhecimento de materiais com a da aplicação.

Os Projetos devem se enquadrar em pelo menos uma das três sublinhas de pesquisa:

  1. Materiais granulares,
  2. Materiais cimentícios,
  3. Componentes e sistemas.

Subordinada à Diretoria da Poli USP, a Unidade tem como instância máxima o Conselho Executivo, contanto este com a assessoria de um Conselho Consultivo. A operação da UE é de responsabilidade do Prof. Dr. Vanderley M. John – seu Coordenador Geral. As atividades são realizadas por Projeto, cada qual contando com um Coordenador e Equipe. Integram, ainda, a estrutura da UE Poli USP – MCE, a AUSPIN e a FDTE.

São premissas para a atuação da UE:

  1. autonomia para firmar e executar projetos de PD&I em parceira com empresas industriais;
  2. foco na demanda empresarial;
  3. compromisso com a obtenção de resultados para as empresas parceiras;
  4. utilização de boas práticas na condução das atividades de PD&I, o que inclui processos de prospecção, negociação, gestão de projetos e de propriedade intelectual, comunicação e gestão administrativa e financeira, buscando excelência operacional;
  5. capacidade própria para a execução de projetos, incluindo recursos humanos e infraestrutura.

A Equipe da Unidade é composta por professores, pesquisadores e técnicos da Poli USP, muitos dos quais integrantes do LME, cuja participação nesta área de atuação se estende por mais de 20 anos, tendo realizado projetos importantes para as maiores empresas do setor bem como para consórcios e outros agrupamentos empresariais. O processo de desenvolvimento de conhecimentos na área de competência, peça chave no modelo que visa atrair empresas para novas tendências tecnológicas, será realizado de forma permanente através da Pós-Graduação. Trata-se de um sistema de influências mútuas, pois os membros do Conselho Executivo, assim como todos os pesquisadores da UE Poli USP – MCE, fazem parte dos diferentes Programas de Pós-Graduação e influenciam a agenda de pesquisa destes.